Deprecated: Optional parameter $type declared before required parameter $msg is implicitly treated as a required parameter in /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php on line 182

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home2/markme87/public_html/wp-content/plugins/post-template-select/post-template-select.php:182) in /home2/markme87/public_html/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1831
{"id":1354,"date":"2017-08-29T19:53:30","date_gmt":"2017-08-29T19:53:30","guid":{"rendered":"http:\/\/markmesse.com.br\/novo\/?p=1354"},"modified":"2017-08-29T19:53:30","modified_gmt":"2017-08-29T19:53:30","slug":"novo-motor-transforma-diretamente-eletricidade-em-rotacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/markmesse.com.br\/novo-motor-transforma-diretamente-eletricidade-em-rotacao\/","title":{"rendered":"Novo motor transforma diretamente eletricidade em rota\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"

Movimento sem contato<\/p>\n

O engenheiro Dan Ludois, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiu tornar pr\u00e1tico um conceito de motor el\u00e9trico perseguido h\u00e1 s\u00e9culos.
\nBenjamin Franklin e v\u00e1rios outros descreveram os princ\u00edpios de funcionamento e constru\u00edram prot\u00f3tipos de motores el\u00e9tricos baseados em for\u00e7as eletrost\u00e1ticas nos s\u00e9culos 18 e 19.<\/p>\n

Mas ningu\u00e9m havia conseguido torn\u00e1-los pr\u00e1ticos.<\/p>\n

As vantagens de um motor eletrost\u00e1tico s\u00e3o v\u00e1rias, a principal das quais sendo a possibilidade de movimentar coisas sem contato. Mas esses motores tamb\u00e9m t\u00eam potencial para serem mais baratos, mais leves e desgastarem-se muito menos.<\/p>\n

Motor eletrost\u00e1tico<\/p>\n

Nos motores el\u00e9tricos tradicionais, a eletricidade \u00e9 convertida em movimento mec\u00e2nico girat\u00f3rio atrav\u00e9s do magnetismo.
\nNo motor eletrost\u00e1tico, os campos el\u00e9tricos s\u00e3o convertidos diretamente em movimento girat\u00f3rio.
\n\u201cUma carga se acumula na superf\u00edcie dos pratos, e se voc\u00ea puder manipular a carga, voc\u00ea pode converter a eletricidade em movimento rotativo ou transferir a pot\u00eancia el\u00e9trica de um conjunto de pratos para outro,\u201d explica Ludois.
\nFoi justamente isso que ele conseguiu fazer, justificando que seu feito foi poss\u00edvel gra\u00e7as a inova\u00e7\u00f5es que incluem um controle eletr\u00f4nico preciso das altas tens\u00f5es e da alta frequ\u00eancia do campo el\u00e9trico, al\u00e9m de conhecimentos recentes no campo da mec\u00e2nica dos fluidos.
\nOs pratos s\u00e3o separados por uma dist\u00e2ncia equivalente \u00e0 espessura de um fio de cabelo, e s\u00e3o mantidos separados durante o funcionamento do motor por um colch\u00e3o de ar, semelhante ao que evita que a cabe\u00e7a de leitura de um disco r\u00edgido toque a superf\u00edcie dos pratos e destrua o disco.<\/p>\n

Gerador eletrost\u00e1tico<\/p>\n

Como motores el\u00e9tricos e geradores de eletricidade s\u00e3o essencialmente imagens espelhados uns dos outros, o motor eletrost\u00e1tico tamb\u00e9m poder\u00e1 ser usado como gerador em turbinas e\u00f3licas, por exemplo.
\nLudois j\u00e1 fundou uma empresa, a C-Motive Tecnologies, para comercializar seu motor\/gerador.<\/p>\n

Ind\u00fastria goiana tem 2\u00b0 maior crescimento do Pa\u00eds<\/p>\n

Goi\u00e1s foi o Estado que apresentou o segundo maior crescimento da produ\u00e7\u00e3o industrial do Pa\u00eds em agosto deste ano. As f\u00e1bricas instaladas no Estado produziram 3,3% a mais do que em julho, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE), ficando atr\u00e1s apenas do Rio Grande do Sul (4,7%).
\nO \u00edndice goiano foi quatro vezes maior que a m\u00e9dia nacional (0,7%) e foi puxado, basicamente, pelos resultados das ind\u00fastrias de combust\u00edvel e alimentos instaladas no Estado. \u201cNossa ind\u00fastria tem condi\u00e7\u00f5es maior de competitividade, por meio dos incentivos fiscais e da infraestrutura diferenciada\u201d, afirma William O\u2019Dwyer.
\nNa compara\u00e7\u00e3o com igual m\u00eas do ano anterior, a produ\u00e7\u00e3o a ind\u00fastria goiana registrou um salto de 3,7% \u2013 colocando o Estado tamb\u00e9m na segunda coloca\u00e7\u00e3o entre os nove Estados pesquisados. Segundo informa\u00e7\u00f5es do IBGE, a ind\u00fastria de combust\u00edvel registrou um avan\u00e7o de 15,3% em sua produ\u00e7\u00e3o e, a de produtos aliment\u00edcios, um saltou 4,7%.
\nNo \u00edndice acumulado do ano, o setor industrial de Goi\u00e1s teve a quinta maior varia\u00e7\u00e3o positiva de 0,5%. A fabrica\u00e7\u00e3o de etanol foi o destaque no setor de combust\u00edvel, ap\u00f3s o aumento do percentual de \u00e1lcool anidro que vai na gasolina de 25% para 27,5%. No setor de alimentos, o destaque ficou com o a\u00e7\u00facar, que teve alta na produ\u00e7\u00e3o com a o per\u00edodo de safra da cana.
\nNo Pa\u00eds, a produ\u00e7\u00e3o cresceu em 10 dos 14 estados analisados pelo instituto. Outros locais que apresentaram aumento foram acima da m\u00e9dia nacional, de 0,7%, foram o Cear\u00e1 (2,8%), Pernambuco (2,7%), Paran\u00e1 (2,1%), Par\u00e1 (2,0%) e S\u00e3o Paulo (0,8%).<\/p>\n

Fotos: Jayr In\u00e1cio
\nComunica\u00e7\u00e3o Setorial
\nSecretaria de Estado de Ind\u00fastria e Com\u00e9rcio.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Movimento sem contato O engenheiro Dan Ludois, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiu tornar pr\u00e1tico um conceito de motor el\u00e9trico perseguido h\u00e1 s\u00e9culos. Benjamin Franklin e v\u00e1rios outros descreveram os princ\u00edpios de funcionamento e constru\u00edram prot\u00f3tipos de motores el\u00e9tricos baseados em for\u00e7as eletrost\u00e1ticas nos s\u00e9culos 18 e 19. Mas ningu\u00e9m havia conseguido torn\u00e1-los […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":1355,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_acf_changed":false,"footnotes":""},"categories":[7],"tags":[281,68,69,70,282,283,71,284,74,75,285,78,79,80,81,82,83,84,85,87,88,89,90,91,92,93,94,95,96,97,98,99,100,101,102,103,104,105,106,107,108,109,110,111,112,113,114,115,116,117,118,119,120,121,122,123,124,125,126,127,128,129,130,131,132,133,134,135,136,137,138,139,140,141,142,24,143,286,144,145,287,288,289,146,147,148,149,150,151,152,153,154,155,156,157,158,159,160,161,162,163,164,165,166,167,168,169,170,171,172,173,174,175,176,177,178,290,180,182,183,184,185,276,291,292,293,294,295,296,187,188,189,190,191,192,297,196,197,198,298,199,200,201,202,203,204,299,300,205,206,207,208,209,211,301,302,212],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1354"}],"collection":[{"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1354"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1354\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1355"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1354"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1354"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/markmesse.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1354"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}